Dicas, receitas, eventos Dona Doida e notícias de gastronomia.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Escondidinho de Pinhão: aprenda como fazer uma receita típica do Paraná com um toque de modernidade

Além de ser altamente nutritivo, rico em fibras e potássio, o pinhão - que é a semente do Pinheiro Araucária (símbolo do estado do Paraná) - é muito saboroso. Alimento dos índios há milhares de anos, ele faz parte da história e da cultura da Região Sul do Brasil. Além de fonte de pesquisa, é também causa de movimentos em prol da conservação das Florestas de Araucária, da coleta sustentável da semente, além de ser um excelente ingrediente para exóticas receitas.

A Chef de cozinha paulistana Paula Labaki, em parceria com a indústria paranaense Germer Porcelanas Finas – que tem fábrica na cidade de Campo Largo – desenvolveu uma deliciosa receita de Escondidinho de Pinhão, que só de olhar vai deixar muita gente com água na boca. Mas será que é possível criar uma receita com um ingrediente tão tradicional e conseguir deixa-la moderna?

Segundo a chef de cozinha sim. “Tudo que é tradicional também pode ser moderno. No caso deste escondidinho, o segredo está na porcelana que utilizamos para servir a receita. Escolhi a mini forma redonda da Linha Miniaturas da Germer. O produto - que tem 4 cm de altura e 260 ml de capacidade - faz parte da inovadora tendência dos Finger Foods, que é uma prática da alta gastronomia. A porcelana fez toda a diferença no resultado final da receita, deixando-a moderna, sem perder a tradição do ingrediente principal”, explica.

Ingredientes
200 g de pinhão cozido, cortado em fatias bem finas
250 g de carne seca
500 g de mandioquinha
1/2 cebola ralada
1 copo de requeijão ou
½ copo de leite
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher salsa (sopa)
1 colher (sopa) cebolinha picada
Queijo parmesão ralado
Sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal. Cozinhe a carne seca, retire a gordura e desfie. Cozinhe a mandioquinha até que fique bem macia. Faça um purê, acrescentando o leite quente e a manteiga. Tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca, o pinhão, a salsa e a cebolinha, deixe apurar um pouco. Em panelinhas de cerâmica individuais, coloque metade do purê de mandioquinha, por cima a carne seca e o pinhão e cubra com a outra metade do purê por último coloque um copo de requeijão e polvilhe com parmesão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão. Sirva a seguir!

Dica: Para quem é vegetariano o escondidinho pode ser feito só com um bom refogado de pinhão. Outra opção que testamos e que fica muito boa para os vegetarianos é o escondidinho feito com um belo refogado de pupunha e no lugar do requeijão queijo de coalho ou requeijão do norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário