Dicas, receitas, eventos Dona Doida e notícias de gastronomia.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Chef Aline, do Dona Doida, ficou em segundo lugar no Prêmio Bom Gourmet, categoria Novos Talentos

NOVOS TALENTOS
Uma sinfonia de panelas, liquidificadores e alarmes dos fornos industriais. Este foi o som que embalou a quarta edição da prova Novos Talentos, realizada no dia 23 de agosto, na qual participaram chefs recém-formados das escolas de gastronomia de Curitiba.
Este ano, duas novidades marcaram o certame: o desafio de conceber e preparar um menu completo, e o apoio de um cozinheiro assistente para executar tal tarefa.
Às 8 horas, os sete concorrentes receberam a notícia de que a proteína a ser preparada seria um frango caipira orgânico. Com R$ 200 no bolso, foram ao Mercado Municipal de Curitiba, onde deveriam comprar os ingredientes necessários para compor uma entrada, o prato principal com dois acompanhamentos e a sobremesa com uma fruta da estação. Ervas, azeite de oliva e outros itens básicos estariam disponíveis ao uso comum na cozinha do Buffet Nuvem de Coco, que sediou a competição.

ALINE TOMAZ DA SILVA

40,7 pontos
Entrada: salada verde com atum em crosta de gergelim e vinagrete picante de melado de cana
Prato principal: galinhada com pequi e quiabo frito
Sobremesa: pera ao vinho com especiarias no creme inglês aromatizado com limão cravo
Quando criança, em Goiânia, ela ajudava a mãe a fazer salgadinhos para vender enquanto sonhava em ser jornalista. Aline Tomaz da Silva cursou a faculdade de comunicação e trabalhou por dez anos com jornalismo político, mas jamais pensou que, aos 31 anos, chefiaria a cozinha onde são preparadas as refeições dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Vim para Curitiba em 2007 e fiquei um ano desempregada. Neste período, comecei a cozinhar para os amigos e a experiência trouxe à tona os sabores da minha infância. Foi quando decidi fazer o curso de chef do Centro Europeu”, conta. Não demorou para ser contratada pelo restaurante Trovatta.
Hoje, além de comandar a cozinha que presta serviço para a Assembleia Legislativa, é consultora do restobar Dona Doida, onde sua galinhada com pequi é o carro-chefe. Quando soube que a proteína da prova seria um frango caipira, Aline ficou radiante. “A galinhada é marca da minha família e do meu estado, um prato pelo qual tenho muito afeto”, discursou, emocionada, ao apresentar a iguaria ao júri.
“Acredito no sabor pelo sabor. Com apenas sal, pimenta, alho e cebola é possível temperar qualquer prato, pois o alimento em si já tem o que precisamos: nutrientes, cores e sabores”, afirma. Na prova seu assistente foi Renato Veras.
Fonte: Caderno Bom Gourmet - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário