Dicas, receitas, eventos Dona Doida e notícias de gastronomia.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mesa Ao Vivo Paraná - Erva-mate, krakóvia e purê de banana-da-terra acentuam o regionalismo da costela assada paranaense

Do site da Prazeres da Mesa

Por Tulio Silva

Costela assada com erva mate, molho agridoce com krakóvia e purê de banana da terra com pimenta dedo de moça (A foto é da participante Gládis Leal dos Santos e não integra a reportagem)

Durante aula no “Cozinha mão na massa” - espaço do Mesa Ao Vivo Paraná que convida os alunos a cozinharam sob supervisão -, Aline Tomaz, chef do curitibano Dona Doida Restobar, preparou costela assada com mate tostado ao molho agridoce de krakóvia — embutido suíno regional — e purê rústico de banana-da-terra. “Quis apresentar a culinária tradicional do Paraná com ingredientes símbolos do estado”, conta a chef. “O mate, ainda que famoso no Rio Grande do Sul, constituía fortemente o ciclo econômico do Paraná”, diz. Aline ainda utilizou costela bovina assada, icônica nas festividades do estado, banana caturra e krakóvia — invenção de ucranianos que migraram para a região dos Campos Gerais, no estado, cujo nome homenageia a cidade do primeiro comprador do produto, um polonês muito exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário